
São Paulo, 19 de abril de 2024 — Quem diria que uma sexta-feira em São Paulo poderia trazer um respiro para os motoristas acostumados com o caos diário das ruas? Hoje, a cidade amanheceu com uma surpresa agradável: as vias estão mais livres e o tráfego flui melhor do que nos últimos dias.
Conversando com motoristas e pedestres, o sentimento é de alívio misturado com uma dose saudável de surpresa. “Normalmente, nesta hora eu ainda estaria parado na Marginal, mas hoje o trânsito estava tão tranquilo que cheguei ao trabalho 20 minutos mais cedo”, comenta João Carvalho, 38 anos, que trabalha no centro da cidade.
Mas, afinal, o que está por trás dessa melhoria? Especialistas apontam para uma combinação de fatores: a adesão de muitos paulistanos ao home office às sextas-feiras, a ausência de acidentes significativos que geralmente congestionam as principais rotas e, talvez, a preparação para o feriado prolongado que se aproxima, incentivando muitos a deixar a cidade mais cedo.
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) também fez sua parte, implementando ajustes na sincronização dos semáforos em vias estratégicas, uma medida que vem sendo testada nas últimas semanas com resultados promissores.
Os aplicativos de trânsito confirmam essa tendência, mostrando verde em rotas que, em dias normais, seriam um mar de vermelho. Para quem depende das estradas para trabalhar, como os motoristas de aplicativo, a sexta-feira se transformou em um dia atípico. “Está tão diferente hoje que até consegui fazer mais corridas no mesmo período de tempo”, diz Ana Rita Fonseca, 45 anos, motorista há cinco anos.
Esse respiro no trânsito não apenas facilita o deslocamento, mas traz impactos positivos para a qualidade de vida, reduzindo o estresse dos motoristas e economizando tempo que pode ser melhor aproveitado com família e amigos.
Enquanto São Paulo desfruta dessa pausa bem-vinda no ritmo frenético, fica a esperança de que dias assim se tornem mais frequentes. Talvez seja um vislumbre do que a cidade pode alcançar com mais flexibilidade no trabalho e melhor gestão do trânsito. Por hoje, ao menos, os paulistanos podem tomar um fôlego e apreciar uma jornada mais suave pelas ruas da metrópole.
Imagem: Trisul
Fonte: Instituto Mazza
Descubra mais sobre Instituto Mazza
Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.